segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Refexão do filme "O Jarro"

Reflexões através da obra “O Jarro”
Professora: Tuca Tourinho

Filme: O Jarro

O filme trouxe uma abordagem sobre as questões econômicas e sociais, tendo uma relação com o ambiente escolar. A história mostra uma realidade de vida muito difícil e sofrida, no deserto do Irã, na década de 1990.
As comunidades viviam em conflito em todo o tempo, as mulheres eram sempre discriminadas, todavia, defendiam seus filhos.
Em algumas cenas do filme vimos momentos de afetividade, quando o professor intervia ao perceber que os alunos estavam chorando e se sentindo desestimulados. Na escola o bem mais precioso era o “jarro”, objeto onde se colocava a água para saciar a sede dos alunos, porém em certo dia esse jarro foi quebrado, gerando muitos conflitos entre a comunidade e a escola.
Em meio às dificuldades o professor buscou dinamizar as suas aulas, trazendo o lúdico em suas aulas de arte e matemática. Pediu para que os alunos levassem para a escola ovos e cinza para que pudessem concertar o jarro, e a partir daí deu oportunidade para os alunos usarem a imaginação, desenhando o que quisessem na casca dos ovos.
O planejamento precisa sempre ser contextualizado com a vivência dos alunos, relacionando aos temas educacionais, dessa maneira se dá a construção do conhecimento. Percebi nesse momento que as aulas passaram a ser mais prazerosas, pois os conteúdos discutidos estavam relacionados às necessidades do cotidiano dos alunos. Todavia, o concerto do jarro não deu certo, assim, foi necessário arrecadar dinheiro entre a comunidade para comprar um jarro novo. O mais interessante é que quem arrecadou o dinheiro para comprar o jarro, foi uma mulher, figura tão discriminada em sua comunidade.
Os moradores não acreditavam que o dinheiro arrecadado seria realmente utilizado na compra do jarro, porém quando todos estavam reunidos em frente à escola, surge bem longe o rapaz com o jarro nas costas, tal acontecimento trouxe muita perplexidade na comunidade, porque o descrédito já havia contaminado aquelas pessoas, elas precisavam ver para crer.
Aquela escola, depois de tal acontecimento, jamais foi a mesma, pois o professor começou a relatar a importância da união e perseverança de todos.

8 comentários:

Anônimo disse...

é muito chato

Marcelle disse...

Amei o filme, é lindo, nos mostra a realidade do verdadeiro professor...

Simone disse...

Muito bom o filme. Mostra a realidade de um professor, traz conflitos não só dos alunos e suas dificuldades mas a ignorância de uma comunidade onde as pessoas veem com outros olhos a humildade e colaboração da ajuda de uma mulher.
Traz outros contextos socioeconômicos do funcionamento de uma escola, num lugar tão isolado.

Anônimo disse...

MANO SÓ ESCREVIR PQ VALIA PONTO

Anônimo disse...

Chato

Erika Oliveira disse...

Amei muito a resenha critica, achei muita disposição do professor, para dar essa oportunidade de demonstrar amor e união para a população!

Unknown disse...

Excelente análise, Professora!
A melhor análise que lí sobre este filme!
Parabéns, Professora Tuca Tourinho! 🌻

Elis disse...

Parabéns professora pela análise.