quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Relatório do 5º Encontro do Geac de Inclusão Digital

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Faculdade de Educação – FACED
Licenciatura em Pedagogia – Séries Iniciais
Ciclo Três – 2009
Professora: Maria Helena Bonilla
Cursistas: Alaídes Nascimento, Ana Cristina, Elizabete Novais, Núbia Barbosa e Têiles Beatriz.

No dia 27 de outubro, nos reunimos na casa de Alaídes das 18:30 as 22:00 horas, para realizarmos mais uma leitura do texto Observatório Nacional de Inclusão Digital, assim, tivemos conhecimento da 8ª Oficina de Inclusão Digital.
Percebemos durante a leitura, que há uma preocupação a respeito das políticas públicas, no sentido de incluir por meio do acesso a computadores, internet, formação e articulação de redes para pessoas que dificilmente teriam oportunidade igual a essa.
O que se tem percebido é que, tanto o governo Federal, quanto os governos estaduais e municipais, em especial a cidade Irecê, vem demonstrando certa preocupação em incluir a sociedade digitalmente. Políticas públicas no município de Irecê, no que diz respeito à inclusão digital, vêm sendo implantadas, com o objetivo de favorecer a comunidade o uso de novas tecnologias.
Desde 2001, quando foi realizada a 1ª Oficina sobre inclusão digital, o tema mais abordado era conseguir implantar banda larga. Depois de alguns anos, esse avanço já significativo, pois o propósito é que todos possam acessar a internet de qualidade gratuitamente de qualquer ambiente: Quiosque, Telecentros, Infocentros, residências e praças através de notebooks.
Na 8ª Oficina de Inclusão Digital, a educação não pode ficar de fora. Aqui em Irecê, nós professores, estamos sendo capacitados pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, pela professora Maria Helena Bonilla, para formação pessoal e profissional, sobre os avanços das TICs, possibilitando assim, a inclusão digital.
Depois das discussões sobre o texto, fizemos os objetivos do Projeto de Inclusão Digital, com base na pesquisa dos textos lidos: “Cidade Digital” de André Lemos e “O Brasil e a Alfabetização Digital” da professora Maria Helena Bonilla.

Nenhum comentário: